modelos de sites

Início

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Infância jogada no lixo


Catadora desde os nove anos de idade Juliana (fictício) acorda bem cedo antes de o sol nascer e vai para o lixão municipal de Imperatriz que fica a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade, ela busca no lixo o sustento da família. Juliana confessa que tem o sonho de ser professora. Mas como ela dezenas de crianças no lixão vêem seus sonhos jogados no lixo.

Longe da escola, dos brinquedos, os pequenos catadores dividem o ambiente com moscas, urubus e o mau cheiro, eles pegam tudo que pode ser aproveitado, aluminho, vidro, plástico, e até mesmo restos de alimento.

No lixão o risco de contrair doenças como hepatite, malaria, leptospirose é muito grande e as crianças são mais vulneráveis a essas doenças. Algo preocupante é que muitos deles não utilizam nenhuma proteção andando descasos no meio do lixo.

O Estatuto da Criança e do Adolescente afirma que “toda criança tem direito a crescer e viver com saúde, alimento, residência e assistência médica. Nenhum menor deve trabalhar quando  atrapalhar a sua educação e o  desenvolvimento mental ou moral.”

É dever da autoridade municipal não permite a presença de crianças entre aquelas pessoas que fazem a reciclagem.  Mas no país em que vivemos a infância dessas crianças é tratada como lixo e as autoridades parecem esta se lixando para essa situação.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Infância jogada no lixo"

Postar um comentário